sábado

Cúrcuma: O Superalimento do Celíaco?


A potência da cúrcuma é relativamente nova para o mundo ocidental e para mim. Pessoalmente, eu pensava que a cúrcuma era apenas mais uma especiaria; mal sabia eu que esse distintivo pó amarelo tinha uma abundância de benefícios para a saúde. Como indivíduo, estou interessado em qualquer alimento que ajude a aumentar meu bem-estar geral e saúde, mas como um celíaco estou particularmente interessado em alimentos que ajudarão meu intestino danificado a curar e estimular meu sistema imunológico sobrecarregado. Além disso, como uma doença celíaca com osteopenia associada, qualquer alimento que promova o fortalecimento e o reparo do esqueleto é rapidamente adicionado à despensa da minha cozinha e incorporado nos alimentos básicos. É relatado que a doença celíaca torna o indivíduo mais suscetível a outros distúrbios autoimunes e alguns tipos de câncer; quaisquer alimentos que possam evitar tais condições merecem um exame mais detalhado. A cúrcuma parece possuir inúmeras qualidades que têm benefícios positivos para a saúde contra uma infinidade de condições, algumas das quais estão associadas à doença celíaca. Poderia a cúrcuma ser o super alimento para os celíacos?


O que é cúrcuma?

A cúrcuma (Curcuma longa 1, 2) tem sido usada há séculos, não só como tempero dietético na culinária (2, 3), mas também tem sido usada na medicina tradicional para o tratamento de uma série de doenças (1, 2, 3). Pertence à família do gengibre e é cultivada extensivamente no sul e sudeste da Ásia 3. A curcumina (diferucoilmetano 2, 5) é o constituinte ativo da cúrcuma (1, 2, 3, 5) e lhe confere a cor amarela característica (2, 4).



Adicionando cúrcuma à sua dieta

A cúrcuma pode ser facilmente incorporada em sua dieta diária para aumentar sua saúde e bem estar. Você pode simplesmente adicioná-la como um tempero nas refeições, incluindo sopas, frituras e curry. Você pode polvilhar diretamente em vegetais ou temperar qualquer carne antes de cozinhar. Eu adicionei-a aos smoothies vegetais e também bebi-a em infusões de chá de ervas.

Natalie Kling (9), uma nutricionista de Los Angeles, ao discutir os benefícios para a saúde da cúrcuma, aconselhou:

"Adicionar esta planta poderosa à sua dieta é uma das melhores coisas que você pode fazer para a saúde a longo prazo".

A cúrcuma crua é mais eficaz (9), e estudos mostraram que a curcumina e a cúrcuma são bem toleradas pelo organismo, mesmo em doses muito altas, sem quaisquer efeitos colaterais tóxicos (2, 14, 11, 16).


A Curcumina é um Poderoso Composto Natural que Mostra Potencial para o Tratamento da Diabetes





Aplicação médica

A aplicação de cúrcuma como tratamento medicamentoso na medicina moderna requer uma maior concentração e pureza do que a cúrcuma comprada para consumo como produto alimentício. O valor medicinal da cúrcuma tem sido associado a inúmeras aflições, a partir das quais eu selecionei dez condições que são importantes do ponto de vista de uma doença celíaca e aquelas em que a cúrcuma provou ter um impacto significativo.

1. Osteoporose

O impacto da cúrcuma no esqueleto humano ainda é uma área relativamente nova de investigação, mas parece extremamente promissor. Há uma incidência significativamente menor de fraturas de quadril relacionadas à osteoporose em mulheres do sul e leste da Ásia em comparação com mulheres ocidentais (3). Essa correlação tem sido atribuída à dieta e existe a possibilidade de que sua alta ingestão de cúrcuma e curcumina seja parte integrante (3). Vários estudos em animais investigaram os efeitos protetores do esqueleto dos curcuminoides (5, 6, 7), o composto bioativo da cúrcuma. A curcumina possui propriedades anti-oxidantes (2, 5, 8, 9, 10) e anti-inflamatórias (2, 5, 9, 11). E há evidências crescentes de que existe uma correlação bioquímica entre o aumento do estresse oxidativo e a diminuição da densidade óssea (5, 8).

Os osteoclastos são células ósseas responsáveis ​​pela quebra do osso. A curcumina tem mostrado suprimir a produção de osteoclastos (osteoclastogênese) (3, 5), reduzindo assim a perda óssea. Essas descobertas levaram à sugestão de que curcumina ou cúrcuma enriquecida com curcuminoide (6) poderiam potencialmente ser usados ​​para prevenir a perda óssea (7, 8) e até mesmo a osteoporose (5, 7). A curcumina não só reduz a perda óssea como também demonstrou que a cúrcuma enriquecida com curcuminoide pode realmente melhorar a microestrutura do osso (1, 7).


[Estudo] Tome Mais Curcumina - Seu Fígado vai Agradecer






2. Diabetes

A cúrcuma pode ajudar a controlar os níveis de insulina 12 e tem sido usada para tratar a diabetes (12, 11, 4). Pode melhorar o metabolismo da glicose (12, 11) e baixar o nível de açúcar no sangue (2, 11). Demonstrou-se que ela melhora a eficácia da medicação diabética existente (12). A curcumina também pode ser usada na prevenção de algumas condições associadas ao diabetes, como a formação de catarata induzida por galactose (2). A hiperglicemia, principal causa das complicações da diabetes (13), é atribuída à formação de AGEs (produtos finais da glicação avançada) derivados do açúcar (13). Sajithlal et al. (10) examinaram a correlação entre o aumento do estresse oxidativo e a hiperglicemia e confirmaram a importância dos radicais livres no acúmulo de AGEs e na interligação do colágeno na diabetes (2, 10). Eles descobriram que as propriedades preventivas da curcumina em AGEs e colágeno de ligação cruzada foram mais eficazes do que suas propriedades terapêuticas (10), e, como tal, suas descobertas reforçam a teoria de que a administração de curcumina pode prevenir complicações da diabetes mellitus induzidas por AGE (10).

3. Impulsionamento e desintoxicação do sistema imune

As ações multifacetadas de cúrcuma a torna um excelente impulsionador do sistema imunológico. Seus agentes anti-virais, antibacterianos e antifúngicos ajudam a reforçar o sistema imunológico do organismo (12, 4, 11), impedindo a replicação de vírus e bactérias, ajudando a combater infecções (11). A curcumina tem a capacidade de se ligar a metais pesados, como o chumbo e o cádmio (11), reduzindo a toxicidade de tais metais no organismo. Ao fazer isso, a curcumina protege o cérebro e pode ser usada para purificar o sangue e tratar o envenenamento (11).


Estudo Revela que a Cúrcuma é Mais Eficaz em Eliminar as Células Cancerosas do que a Quimioterapia e Radioterapia





4. Problemas digestivos

A pesquisa confirmou os benefícios digestivos da cúrcuma (11, 2). Ela estimula a produção de bílis auxiliando na digestão das gorduras (11, 12) na redução do inchaço (12) e na eliminação de toxinas do fígado (11, 14). Ela pode estimular a produção de muco na parede gástrica inibindo o desenvolvimento de úlceras (4, 11, 14) causadas pelo álcool, estresse (11) e doença inflamatória intestinal, como a colite ulcerativa (12, 11).

5. Câncer

A primeira indicação de que a cúrcuma pode ser eficaz na batalha contra vários tipos de câncer foi a constatação de que a incidência de câncer é significativamente menor nas regiões onde a cúrcuma é muito consumida (15). Kim et al . (15) investigaram essa correlação e descobriram que a cúrcuma inteira era muito mais potente que a curcumina pura na inibição do crescimento celular dos tumores (15, 13, 14). Um estudo recente da Universidade da Califórnia (16) mostrou que a curcumina foi eficaz na inibição do desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço (16). No entanto, o tratamento do câncer requer uma dose maior de curcumina (16) administrada como suplemento e não através da dieta dos pacientes. A curcumina é comprovadamente eficaz, não só no tratamento de outros cânceres, como o câncer de próstata (12, 9, 2), mas também na prevenção do câncer (12, 11). Ela previne o câncer, estimulando a morte celular das células cancerosas e interrompendo seus ciclos celulares (11, 17).

A curcumina também pode ser combinada com outros tratamentos para câncer, como radiação e quimioterapia (16), para aumentar sua eficácia (11, 16). É muito promissora como tratamento não tóxico e/ou agente de tratamento preventivo para vários tipos de câncer, como estômago (11), fígado (11), pulmão (2, 11), cólon (9), pele (9), duodeno/cólon (12, 2), palato mole (11), leucemia (12, 2), câncer uterino (11), ovário (2) e câncer de mama (11, 12, 2).


Extrato de Cúrcuma Ataca a Causa Raiz da Malignidade do Câncer





6. Fibrose cística

A fibrose cística é causada por mutações no gene que codifica o regulador da condutância transmembrana na fibrose cística (CFTR) (20). Egan et al. (20) pesquisaram a mais comum dessas mutações gênicas, a ΔF508 CFTR, que torna a proteína defeituosa, causando fibrose cística. Egan et al. (20) demonstraram que camundongos com a mesma mutação e proteínas defeituosas, após a administração de curcumina, tinham proteínas completamente funcionais e corrigidas. Eles concluíram que o tratamento com curcumina pode ser capaz de corrigir defeitos associados à mutação ΔF508 CFTR (20), a mutação genética mais comum que causa a fibrose cística.

7. Alzheimer

A Índia, uma região onde o consumo de cúrcuma é generalizado, tem uma das mais baixas taxas de prevalência de Alzheimer no mundo (14). O Alzheimer é a mais comum (14, 18) e provavelmente a mais temida forma de demência (14). Os sintomas comportamentais e psicológicos da demência (SCPD) incluem delírios, distúrbios da memória, desorientação, alucinações, agitação, depressão e perambulação, e todos afetam negativamente a qualidade de vida do paciente (14) e aumentam a carga para os cuidadores (14). Um estudo de Hishikawa et al . (14) examinaram pacientes com Alzheimer, que foram classificados como portadores de SCPD grave, e descobriram que esses sintomas de SCPD melhoraram muito, sem nenhum efeito adverso, quando tratados com cúrcuma (14). O tratamento variou de 12 semanas a um ano, e alguns pacientes até voltaram a reconhecer sua família após um ano de tratamento com cúrcuma (14).

A cúrcuma também tem sido relatada para, não só melhorar BPSD, mas também prevenir ou impedir a progressão do Alzheimer (12, 18). Os efeitos neuroprotetores da curcumina foram demonstrados em modelos animais para outros distúrbios neurológicos, como a depressão (14), a epilepsia (14) e o mal de Parkinson (14 ).


A Literatura Científica Apoia o Uso da Cúrcuma Como uma Alternativa Ideal para o Tratamento e Prevenção da Diabete Tipo 2




8. Sistema cardiovascular e respiratório

A cúrcuma protege o coração e todo o sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol alto (11, 12), e impedindo a coagulação do sangue, que pode levar ao acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco (11, 2). Além disso, atua na prevenção da aterosclerose (11) - doença vascular - e outras doenças cardiovasculares (11). A cúrcuma é um potente antioxidante (9, 12, 11) e, como tal, defende os pulmões (11) e o fígado (12, 14) de toxinas e poluentes, aumenta a transferência de oxigênio dos pulmões para o sangue (11) e melhora a circulação sanguínea (12). A cúrcuma também é um potente purificador do sangue (11, 14) e auxilia na criação de novo sangue (11).

9. Artrite

Além de ser um poderoso antioxidante, a cúrcuma é um dos mais potentes anti-inflamatórios naturais disponíveis (9, 2, 4, 11). Essas propriedades tornam a cúrcuma um tratamento eficaz para inflamação na artrite reumatoide (9, 12, 2, 19, 14) e osteoartrite (12, 11). Funk et al . (19) examinaram a eficácia dos suplementos de cúrcuma no tratamento experimental da artrite, concluindo que houve uma redução significativa dos sintomas naqueles com artrite reumatoide pré-existente quando tratados com cúrcuma (19).

10. Condições antivirais

Tem sido bem conhecido em medicamentos tradicionais que a curcumina inibe o crescimento de parasitas, fungos patogênicos e toda uma série de bactérias (2, 11), mas recentemente também demonstrou propriedades antivirais (2, 11). O mais interessante é a sua capacidade de inibir o HIV (vírus da imunodeficiência humana) (11) e poderia ser um novo tratamento medicamentoso contra o vírus (11).

Além destas 10 condições, a cúrcuma e particularmente a curcumina, podem ser usadas para muitas outras doenças. A maioria dos tratamentos ainda está na infância do desenvolvimento, portanto, o espectro completo da aplicação médica ainda está por ser descoberto. Como resultado direto de minha pesquisa sobre o impacto da cúrcuma nas condições de saúde associadas à doença celíaca, recentemente aumentei minha ingestão de cúrcuma. Espero que isso beneficie tanto a minha saúde a curto como a longo prazo, e trabalhe no sentido de minimizar o impacto negativo que a doença celíaca teve no meu trato gastrointestinal e na minha integridade esquelética.

Referências:

1 - Tumeric May Help Prevent Osteoporosis.The Knee.com
2 - Chattopadhyay, I., Biswas, K., Bandyopadhyay, U., Banerjee, R.K. (2004) Tumeric and Curcumin: Biological Actions and Medical Applications. Current Science vol. 87 No. 1;44-53 http://repository.ias.ac.in/5196/1/306.pdf
3 - Folwarczna, J., Zych, M., H.I. Trzeciak. (2010) Effects of curcumin on the skeletal system in rats. Phamacological Reports. 62; 900-909. http://rabbit.if-pan.krakow.pl/pjp/pdf/2010/5_900.pdf
4 - Handral, H.K., Duggi, S., Handral, R., Tulsianand, G,, Shruthi, S.D. Turmeric: Nature’s Precious Medicine. (2013) Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research 6.3 http://innovareacademics.in/journals/index.php/ajpcr/article/view/171
5 - Oh, S., Kyung, T.W., and Choi, H.S. Curcumin Inhibits Osteoclastogenesis by Decreasing Receptor Activator of Nuclear Factor-KappaB Ligand (RANKL) in Bone Marrow Stromal Cells. (2008) Mol Cells, Nov 30;26(5): 486-489 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18719352
6 - Wright, L.E., Frye, J.B., Timmermann, B.N., and Funk, J.L. (2010) Protection of Travecular Bone in Ovariectomized Rats by Tumeric (Curcuma longs L.) Is Dependent on Extract Composition. J. Agric. Food Chem., 58(17):9498-9504 http://pubs.acs.org/doi/citedby/10.1021/jf101873f
7 - Mao-Wei Yang, Tong-Hao Wang, Pei-Pei Yan, Li-Wei Chu, Jiang Yu, Zhi-Da Gao, Yuan-Zhou Li, Bao-Lei Guo. (2011) Curcumin improves bone microarchitecture and enhances mineral density in APP/PS1 transgenic mice. Phytomedicine Vol.18(2-3): 205-213 http://dx.doi.org/10.1016/j.phymed.2010.05.011
8 - W.K. Kim, W.K., Ke, K., Sul, O.J., Kim, H.J., Kim, S.H., Lee, M.H., Kim, H.J., Kim, S.Y., Chung, H.T., Choi, H.S. Curcumin Protects Against Ovariectomy-Induced Bone Loss and Decreases Osteoclastogenesis. (2011) Journal of Cellular Biochemistry 112: 3159–3166 DOI: 10.1002/jcb.23242.
9 - The Amazing Health Benefits of Turmeric. Mother Nature Network. http://www.mnn.com/food/healthy-eating/stories/the-amazing-health-benefits-of-turmeric
10 - Sajithlal, G. B., Chittra, P. and Chandrakasan, G. (1998) Effect of Curcumin on the Advanced Glycation and Cross-Linking of Collagen in Diabetic Rats. Biochemical Pharmacology 56(12), 1607–1614 http://dx.doi.org/10.1016/S0006-2952(98)00237-8
11 - Rathaur, P., Raja, W., Ramteke, P.W., Suchit, A.J. Tumeric: The golden Spice of Life. (2012) International Journal of Pharmaceutical Sciences and Research. Vol. 3(7): 1987-1994 http://ijpsr.com/V3I7/12%20Vol.%203,%20Issue%207,%20July%202012,%20RE-565,%20Paper%2012.pdf
12 - 10 Health Benefits of Turmeric. http://www.top10homeremedies.com/kitchen-ingredients/10-health-benefits-of-turmeric.html
13 - Melpomeni, P., Uribarri, J., Vlassara, M.D. (2003) Glucose, Advanced Glycation End Products, and Diabetes Complications: What is New and What Works. Clinical Diabetes.Vol. 21(4): 186-187. http://clinical.diabetesjournals.org/content/21/4/186.full.pdf+html
14 - Hishikawa, N., Takahashi, Y., Amakusa, Y., Tanno, Y., Tuji, Y., Niwa, H., Murakami, N., and Krishna, U.K. (2012) Effects of Turmeric on Alzheimers Disease with Behavioral and Psychological Symptoms of Dementia. International  Journal of Research in Ayurveda 33(4): 499-504 DOI: 10.4103/0974-8520.110524
15 - Kim, J.H., Gupta, S.C., Park, B., Yadav, V.R., Aggarwal, B.B. (2012) Turmeric (Curcuma longa) inhibits inflammatory nuclear factor (NF)-κB and NF-κB-regulated gene products and induces death receptors leading to suppressed proliferation, induced chemosensitization, and suppressed osteoclastogenesis. Molecular Nutrition and Research. Vol. 56 (3): 454-465 DOI: 10.1002/mnfr.201100270 http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/mnfr.201100270/abstract;jsessionid=642D1CE3B3FBD0EBC60CB4C5C3952AEF.d03t04?deniedAccessCustomisedMessage=&userIsAuthenticated=false
16 - Jonsson Comprehensive Caner Centre. Primary Component of Turmeric Kicks off Cancer-Killing Mechanisms in Human Saliva. (2011). http://www.cancer.ucla.edu//Index.aspx?page=644&recordid=507
17 - Kuttan, R., Bhanumathy, P., Nirmala, K., George, M.C., (1985) Potential anticancer activity of turmeric (Curcuma longa). Cancer Letters  Vol 29 (2): 197-202 http://dx.doi.org/10.1016/0304-3835(85)90159-4
18 - Ahmed, T., Gilani, A.-H. (2013) Therapeutic Potential of Turmeric in Alzheimers Disease: Curcumin or Curcuminoids? Phytotherapy Research DOI: 10.1002/ptr.5030
19 - Funk, J.L., Frye, J.B., Oyarzo, J.N. Kuscuoglu, N., Wilson, J., McCaffrey, G., Stafford, G., Chen, G., antz, R.C. Jolad, S.D., Solyom, A.M., Kiela, P., and Timmermann, B.N. (2006) Efficacy and Mechanism of Action of Turmeric Supplements in the treatment of experimental Arthritis. Arthritis Rheum Nov;54(11): 3452-64. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/art.22180/full
20 - Egan, M.E., Pearson, M., Weiner, S.A., Rajendran, V., Rubin, D., Glöckner-Pagel, J., Canny, S., Du, K., Lukacs, L., Caplan, M. J. (2004) Curcumin, a Major Constituent of Turmeric, Corrects Cystic Fibrosis Defects. Science Vol. 304 No. 5670: 660-602 DOI: 10.1126/science.1093941 http://www.sciencemag.org/content/304/5670/600.short

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



Você Sabia que a Cúrcuma é tão Eficaz Quanto 14 Medicamentos Farmacêuticos?






6 Maneiras do Chá de Cúrcuma Melhorar sua Saúde







12 Sinais de Doença Celíaca que Você Nunca Deve Ignorar







Fontes:
Happy Celiac: Turmeric: Celiac Super Food?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...