terça-feira

6 Maneiras do Chá de Cúrcuma Melhorar sua Saúde


Cúrcuma, uma planta da família do gengibre, tem sido reconhecida por seu valor medicinal por milhares de anos e é uma parte essencial da medicina chinesa e aiurvédica. Nos últimos anos, estudos científicos também estabeleceram seu lugar na medicina ocidental moderna.

O segredo para os incríveis benefícios para a saúde da cúrcuma é um composto fenólico conhecido como curcumina. Este composto - que também é responsável pela cor amarela brilhante da cúrcuma - tem incríveis propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antioxidantes. Estudos descobriram que ela alivia a dor, reduz coágulos sanguíneos e desintoxica o corpo. Sua capacidade de regular as enzimas e citocinas que causam inflamação - que, por sua vez, causam doenças - a tornam uma maneira poderosa de prevenir múltiplas doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas.

A curcumina também possui potentes propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas.


Os inúmeros benefícios do chá de cúrcuma para a saúde

Conforme relatado pelo site Natural Health 365, existem pelo menos seis maneiras em que consumir cúrcuma em forma de chá pode beneficiar sua saúde.

* Alivia as condições pulmonares: Uma metanálise publicada na revista Pharmacological Research em 2017 descobriu que a curcumina é promissora no tratamento de doenças pulmonares como a asma, fibrose cística e até mesmo câncer de pulmão. Como também tem efeitos antifibróticos, a curcumina pode prevenir a formação de cicatrizes nos tecidos, tornando-a uma arma poderosa contra doenças como a fibrose pulmonar.


* Combate e previne o câncer: A cúrcuma inibe o crescimento, sobrevivência e invasão de células cancerígenas, e tem mostrado resultados promissores na luta contra o câncer de mama, pele e cólon. Um estudo com animais publicado em 2016 na revista Nutrients, descobriu que a curcumina previne o crescimento de tumores. Outros estudos descobriram que ela promove a apoptose, ou morte de células cancerígenas. Verificou-se também que ela aumenta a eficácia de medicamentos contra o câncer administrados a pacientes com câncer pancreático.

* Reduz o risco de doença cardíaca: Ao combater a inflamação, a curcumina pode prevenir doenças cardíacas. O site Natural Health 365 relatou:

A cúrcuma também reduz a pressão arterial e aumenta a produção de óxido nítrico benéfico. Ao reduzir a “viscosidade” das plaquetas sanguíneas, a cúrcuma pode atuar contra a aterosclerose e reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame.



A Literatura Científica Apoia o Uso da Cúrcuma Como uma Alternativa Ideal para o Tratamento e Prevenção da Diabete Tipo 2





A cúrcuma também aumenta o colesterol "bom" (HDL), enquanto diminui os níveis de colesterol "ruim" (LDL). Um estudo descobriu que 500 mg de curcumina tomados diariamente por apenas uma semana podem aumentar o colesterol HDL em impressionantes 29%, enquanto reduz o colesterol total em 12%.

* Atua como um poderoso antioxidante: Os radicais livres são o resultado natural de reações bioquímicas no corpo. As substâncias que aceleram a geração de radicais livres podem ser encontradas no ambiente, nos alimentos que comemos, no ar que respiramos e na água que bebemos. Com o tempo, os radicais livres causam danos a diferentes partes da célula através de um processo conhecido como oxidação. Isso faz com que essas partes da célula percam sua capacidade de funcionar normalmente e, com o tempo, ela pode causar a morte da célula. Muitos estudos provaram que o aumento da produção de radicais livres resulta em danos às células nervosas e causa doenças. Os antioxidantes são a maneira natural de proteger o organismo contra os radicais livres e podem ser encontrados nas vitaminas C, A e E, bem como nos antioxidantes enzimáticos. Estudos descobriram que a cúrcuma é um poderoso antioxidante.

Ajuda na digestão: O chá de cúrcuma promove um sistema digestivo saudável, reduzindo o inchaço e os gases.

* Trata a depressão sem efeitos colaterais: Como publicado anteriormente pelo site Natural News, pesquisas recentes concluíram que a curcumina era tão eficaz quanto o Prozac no tratamento de transtornos depressivos, mas não apresentava efeitos colaterais graves e era bem tolerada pelos pacientes.


Extrato de Cúrcuma Ataca a Causa Raiz da Malignidade do Câncer





Receita deliciosa de chá de cúrcuma

Um artigo informativo do site Wellness Mama inclui a seguinte deliciosa receita de chá de cúrcuma:

Ingredientes:

* 2 xícaras de leite de escolha, como amêndoa, nozes ou coco, ou use caldo de osso no lugar do leite para um chá mais saudável
* 1 colher de chá de cúrcuma
* ½ colher de chá de canela em pó
* Uma pitada de pimenta preta moída
* Um minúsculo pedaço de gengibre fresco descascado ou ¼ de gengibre em pó
* Uma pitada de pimenta caiena (opcional)
* 1 colher de chá de mel cru ou xarope de bordo ou a gosto (opcional)

Modo de preparo: 

- Misture todos os ingredientes em um liquidificador de alta velocidade até ficar homogêneo.
- Despeje em uma panela pequena e aqueça por 3 a 5 minutos em fogo médio até ficar quente, mas não fervendo.
- Beba imediatamente.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:



A Curcumina é um Poderoso Composto Natural que Mostra Potencial para o Tratamento da Diabetes






[Estudo] Tome Mais Curcumina - Seu Fígado vai Agradecer







Estudo Revela que a Cúrcuma é Mais Eficaz em Eliminar as Células Cancerosas do que a Quimioterapia e Radioterapia





Fontes:
Natural News: Turmeric tea can improve your health in at least six ways
Natural Health 365: 6 powerful health benefits gained by drinking turmeric tea
HOPES: About Free Radical Damage
Wellness Mama: Turmeric Tea Benefits & 5-Minute Golden Milk Recipe

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...