quarta-feira

Apenas uma Colher de Sopa de Azeite de Oliva por dia Pode Fazer Maravilhas Pela sua Saúde


Há muitos conselhos conflitantes sobre a maneira ideal de comer, mas uma coisa que quase todas as dietas saudáveis ​​parecem ter em comum é o azeite de oliva extravirgem. Esta gordura vem do fruto da oliveira e oferece uma série de benefícios para a saúde, que vão da saúde do coração à função cognitiva, por isso não é surpresa que ela esteja no centro de algumas das abordagens alimentares mais saudáveis, como a dieta mediterrânea.

O que o azeite pode fazer por você? Descobriu-se que a principal gordura monoinsaturada encontrada no azeite de oliva extravirgem, o ácido oleico, reduz a pressão alta, o que significa que pode protegê-lo contra o derrame. De fato, vários estudos mostraram que as pessoas que consomem muito azeite de oliva têm menor incidência de derrame.

O azeite de oliva também é uma excelente fonte de vitamina E, que é um potente antioxidante. Ele contém polifenóis e pode ajudar a combater os radicais livres que danificam as células enquanto causam inflamações indesejadas por todo o corpo. Ele também pode ajudar a proteger o seu fígado de danos e estresse oxidativo.

Talvez alguns de seus benefícios mais empolgantes, no entanto, estejam relacionados a alguns dos maiores problemas de saúde que o nosso tempo enfrenta - especificamente o câncer e a demência. Avaliações de estudos descobriram que pessoas com alto consumo de azeite de oliva tinham 34% menos chances de desenvolver qualquer tipo de câncer - especialmente o câncer de mama - do que aquelas com menor consumo de azeite de oliva. Acredita-se que a ação antioxidante dos polifenóis esteja por trás desse benefício.

Estudos também mostraram que ele pode melhorar sua função cerebral, especialmente em áreas como memória e aprendizado. Isso significa que pode ser uma boa maneira de prevenir o Alzheimer e doenças degenerativas similares relacionadas à cognição.

Ele também é uma ferramenta útil na luta contra doenças cardíacas. Em áreas onde o azeite de oliva é um alimento básico, a população apresenta taxas mais baixas de derrame e doenças cardíacas em comparação com outras regiões. Ele ajuda a promover o bom colesterol e pode até ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo assim o risco de diabetes.

O azeite de oliva também é ótimo para a sua pele graças ao seu alto teor de vitamina E. Você pode usar azeite de oliva para tratar a pele seca e inflamação, e pode até ajudar a prevenir a psoríase. Ele também oferece benefícios para o seu cabelo, tornando-se uma maneira simples e acessível para manter suas madeixas hidratadas e com aparência saudável. Você pode aplicá-lo diretamente em sua pele como um hidratante e usá-lo como máscara para o cabelo, ou considerar misturá-lo com ingredientes como açúcar para criar um esfoliante para a pele seca.

Leia também: Por que o Azeite é Melhor que o Óleo de Canola

Você está consumindo azeite suficiente?

Especialistas dizem que comer uma colher de sopa desse óleo por dia é o ideal. No entanto, é importante estar ciente de que esta quantidade de azeite contém 100 calorias, o que é algo a ter em conta se estiver a observar a sua ingestão calórica. Se for esse o caso, você pode querer usar o azeite de oliva como um substituto para outras gorduras que você usa normalmente. Por exemplo, você pode começar a fazer sua pipoca com azeite, em vez de manteiga.

Para benefícios de saúde máxima, você deve escolher o azeite extravirgem. Ele pode custar mais, mas é a mais pura variedade graças à falta de processamento. 

Naturalmente, é importante ter em mente que você precisa aderir a uma dieta saudável em geral. Adicionar uma colher de sopa de azeite a uma dieta de junk food, açúcar e fast food não é o caminho para uma boa saúde e o exercício continua a ser uma parte importante de um estilo de vida saudável. No entanto, é uma pequena mudança que você pode fazer na sua dieta que pode ter um impacto muito grande na sua saúde.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Por que Dizer NÃO ao Óleo de Canola! 3 Melhores Formas de Substituí-lo






[Estudo] Azeite de Oliva Reduz o Risco de AVC







Óleo de Canola: Estudo Revela que ele Contribui para a Demência e Causa Ganho de Peso






Azeites Extravirgens? Só no Rótulo







Azeite Extra Virgem, Só que Não!







Fontes:
Natural News: Olive oil is the key to longevity: Only one tablespoon a day can do wonders for your health
Express: How to live longer: Eat this much olive oil a day to increase your life expectancy
Natural News: Olive oil provides amazing liver protection
NaturalPedia: Olive Oil – sources, health benefits, nutrients, uses and constituents at NaturalPedia.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...