sábado

[Estudo] Deficiência de Ferro Aumenta o Risco de Doença Cardíaca


Nossos corpos são máquinas finamente equilibradas, mas para muitos de nós, isso só se torna evidente quando sofremos a falta de um nutriente ou mineral vital e começamos a sentir os efeitos. Um exame extra ou outro estresse, por exemplo, deixa muitos de nós esgotados de vitamina B, e à medida que as mulheres envelhecem, elas geralmente são aconselhadas a aumentar seu consumo de cálcio. Existe outro mineral vital que precisa ser equilibrado em nossos corpos para prevenir doenças, incluindo a ameaça da doença arterial coronária: a ingestão de ferro.


A doença cardíaca é a assassina número um de homens e mulheres nos Estados Unidos e ceifa mais vidas do que todos os cânceres combinados. Ela mata cerca de 380 mil pessoas por ano.

Existem vários fatores de estilo de vida muito importantes que podem contribuir para o desenvolvimento (ou prevenção) de doenças cardíacas. Manter um peso saudável, cortar açúcares e adoçantes artificiais, aumentar a ingestão de gorduras saudáveis ​​como o azeite de oliva extra virgem, e incorporar o exercício diário, são de vital importância na prevenção de doenças cardíacas.

Agora, o Daily Mail do Reino Unido está relatando que um estudo de pesquisadores do Imperial College London, publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis e Vascular Biology, descobriu que os baixos níveis de ferro também aumentam o risco de desenvolver doença arterial coronariana (um tipo de doença cardíaca.)

"Este poderia ser o caso que, se seus níveis de ferro forem baixos, poderíamos dar-lhes um comprimido de ferro para minimizar seu risco de doença cardiovascular", disse o autor principal, Dr. Dipender Gill. "Para as pessoas que já tiveram um ataque cardíaco e cujo status de ferro é baixo, poderíamos potencialmente reduzir o risco de ter outro ataque cardíaco apenas dando-lhes um comprimido de ferro".

Uma recente pesquisa do governo do Reino Unido descobriu que um quarto de todas as mulheres em idade de trabalhar têm baixos níveis de ferro, em parte devido a recomendações para reduzir a ingestão de carne vermelha.

Embora os profissionais médicos geralmente são rápidos em aconselhar um comprimido, é sempre melhor encontrar fontes naturais e facilmente absorvidas de vitaminas e minerais, incluindo o ferro. As excelentes fontes deste mineral incluem frutas secas, pães fortificados, carne vermelha, feijão, nozes e vegetais de folhas verdes, e principalmente o espinafre.

Uma palavra de advertência: um estudo anterior de pesquisadores da Universidade de Indiana, publicado no Journal of Nutrition, descobriu que os altos níveis de ferro heme, o qual só é encontrado na carne, podem realmente causar doença cardíaca coronária (DCC), aumentando o risco para 57 por cento! O estudo descobriu que o corpo é mais capaz de absorver ferro de fontes vegetais, e até mesmo suplementos de ferro, do que a partir da carne.

"O ferro heme é absorvido a uma taxa muito maior em comparação com o ferro não-heme (37 por cento vs. 5 por cento). Uma vez absorvido, ele pode contribuir como catalisador na oxidação de LDLs, causando inflamação prejudicial aos tecidos, que é um fator de risco potencial para DCC", concluíram os autores.

O equilíbrio é claramente a chave aqui. Obviamente, é importante garantir que os níveis de ferro não fiquem muito baixos ou se tornem muito altos. Os sinais e sintomas de deficiência de ferro são cansaço, falta de ar, tonturas, dores de cabeça, mãos e pés frios, dor torácica, fraqueza física e pele pálida. Outros problemas possíveis incluem unhas frágeis, rachaduras nos lados da boca, infecções frequentes, síndrome das pernas inquietas e dificuldade para dormir.

Se um exame de sangue revelar uma falta de ferro, é importante aumentar a ingestão de ferro comendo mais dos alimentos listados acima ou tomar um suplemento de ferro. Fique atento para não exagerar, e fale com seu médico sobre as melhores fontes de ferro para sua condição particular.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Diabetes e Doença Cardíaca: Como a Fibra Pode Salvar sua Vida






Apenas uma Colher de Sopa de Azeite de Oliva por dia Pode Fazer Maravilhas Pela sua Saúde






Fontes:
Nutrients News: Iron deficiency increases risk of heart disease, but so does the wrong type of iron
- Daily Mail: An excuse to eat steak! Low-iron levels increase the risk of heart disease
Science Daily: Iron consumption can increase risk for heart disease, study shows
NHS: Iron is important in making red blood cells, which carry oxygen around the body.
The Heart Foundation: Heart Disease: Scope and Impact 1
NIH: What Are the Signs and Symptoms of Iron-Deficiency Anemia?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...