quinta-feira

Estudo: Café Demonstrou ser tão Eficaz Quanto o Ibuprofeno para Aliviar a Dor


Sono adequado e ingestão de cafeína demonstraram ser tão eficazes quanto alguns analgésicos comumente utilizados como o ibuprofeno em aliviar a dor, de acordo com um recente estudo animal publicado na revista Nature Medicine. De acordo com os pesquisadores do Boston Children's Hospital e Beth Israel Deaconess Medical Center, a privação crônica do sono leva ao aumento da sensibilidade à dor. A equipe de pesquisa inferiu que as pessoas que sofrem de dor crônica podem obter alívio ao dormir mais ou tomar medicamentos que promovem a vigília.

Como parte do estudo, a equipe de pesquisa testou os efeitos da privação de sono aguda ou crônica em ratos e mediu a sonolência dos modelos animais e sensibilidade a estímulos dolorosos e não dolorosos. Os cientistas também avaliaram a eficácia de medicações para dor padrão como o ibuprofeno e a morfina contra agentes de promoção da vigília, como a cafeína e o modafinil. A equipe de pesquisa também usou headsets minúsculos que tomaram leituras de eletroencefalografia e eletromiografia para monitorar os padrões de sono dos animais. Além disso, os pesquisadores induziram a perda do sono nos animais, "entretendo-los".


"Nós desenvolvemos um protocolo para privar cronicamente o sono em ratos de uma forma não-estressante, fornecendo-lhes brinquedos e atividades no momento em que supostamente dormiriam, prolongando assim o período de vigília. Isso é semelhante ao que a maioria de nós fazemos quando ficamos acordados um pouco demais assistindo televisão tarde da noite todos os dias da semana. Os ratos amam nidificação, então quando eles começaram a ficar sonolentos (como visto por seu padrão de EEG/EMG) demos materiais para a nidificação, como uma toalha ou bola de algodão. Os roedores também gostam de mastigar, então introduzimos muitas atividades baseadas em mastigar, por exemplo, ter que mastigar algo para chegar a uma bola de algodão", disse o pesquisador Alexandre Latremoliere ao Science Daily.

Os pesquisadores descobriram que cinco dias consecutivos de perda de sono moderada foram associados com maior sensibilidade à dor em ratos quando eles foram expostos a vários estímulos, como calor, frio, pressão ou composto de pimenta. Os especialistas também descobriram que os analgésicos comuns como o ibuprofeno não inibem a hipersensibilidade à dor associada à perda de sono. Além disso, a morfina exibiu eficácia reduzida na diminuição da dor crônica em modelos animais. Contudo, tanto a cafeína como o modafinil bloquearam com sucesso a hipersensibilidade da dor em ratos. As descobertas representam um novo tipo de tratamento analgésico, disseram os pesquisadores.

Leia também: 8 Medicamentos Mais Perigosos da Terra... Você Está Tomando Algum Deles?

Cafeína funciona bem em seres humanos também

Aumentam as evidências de um grande número de estudos que mostram que a cafeína pode ajudar a aliviar a dor crônica em seres humanos. Um pequeno estudo publicado na revista BMC Research Notes revelou que o consumo de café pode aliviar a dor no pescoço. Durante o estudo, os pesquisadores examinaram 48 pacientes, e descobriram que aqueles que bebiam café relataram menos dor ao longo de 90 minutos em comparação com o grupo controle. Os especialistas também observaram que os bebedores de café tiveram dor menos intensa do que os não-bebedores até o final do estudo.

Outro estudo mostrou que beber café alivia a dor pós-treino. Para executar o estudo, os pesquisadores da universidade de Geórgia examinaram nove estudantes universitárias que não bebiam café regularmente e não submetiam-se regularmente a treinamento da resistência. O estudo revelou que as participantes que consumiram cafeína uma hora antes da rotina do exercício, relataram uma diminuição de 48 por cento na dor em comparação com aquelas no grupo placebo. Os pesquisadores também descobriram que as participantes que bebiam café antes do teste de exercício sub-máximo exibiram uma redução de 26 por cento na dor.

"Muitas vezes o que as pessoas usam para a dor muscular é aspirina ou ibuprofeno, mas a cafeína parece funcionar melhor do que essas drogas, pelo menos entre as mulheres cujo consumo diário de cafeína é baixo", disse o principal pesquisador, Patrick O'Connor. As descobertas foram publicadas no The Journal of Pain.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


[Estudo] Café Auxilia a Vesícula Biliar e Reduz o Câncer de Fígado






[Estudo] Reduza o Risco de Diabetes Tipo 2 Bebendo Café Diariamente






Sua Cafeteira é um Paraíso para as Bactérias - Aprenda Como Limpá-la





Fontes:
- Natural News: Coffee found to be just as effective as ibuprofen for easing pain
Daily Mail: Forget ibuprofen - grab a coffee: Why a cup of Joe is MUCH better treatment for chronic pain
Science Daily: To improve chronic pain, get more sleep (coffee helps too)
Los Angeles Times: Scientists find a new benefit of coffee: It reduces pain
UGA Today: UGA study finds that caffeine cuts post-workout pain by nearly 50 percent

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...