sexta-feira

[Estudo] Ômega 3 Melhora a Saúde Intestinal, Previne a Obesidade, Inflamação e Distúrbios Auto-Imunes


No maior estudo de coorte até o momento, uma equipe de especialistas em nutrição britânica confirmou o quão são poderosos os ácidos graxos ômega-3 para uma ótima saúde. Sua pesquisa, publicada na Scientific Reports, observou mais de 800 mulheres de meia idade a mais velhas para ver como uma dieta equilibrada consistindo em alimentos ricos em ômega-3, probióticos e itens fibrosos afetou o microbioma intestinal.

A equipe descobriu que o ômega-3, em particular, influenciou positivamente os trilhões de bactérias e fungos que vivem em nosso intestino. Os participantes que consumiram ômega-3 em quantidades adequadas todos os dias tiveram um risco dramaticamente diminuído de desenvolver condições relacionadas à inflamação.


Além disso, o ômega-3 impactou em quão variado o microbioma intestinal se tornou. A ciência médica já provou que essa diversidade reduz o risco de obesidade, diabetes tipo 2 e condições relacionadas, como doença de Crohn ou colite.

Os ensaios sobre essas mulheres incluíram medir a quantidade de bactérias "boas" no intestino em relação à quantidade de ômega-3. Os níveis séricos de sangue, que mostram a quantidade de ômega-3 encontrado no sangue, também foram calculados. A equipe descobriu que as mulheres que comiam mais alimentos ricos em ômega-3 tinham níveis séricos mais altos e uma microbiota intestinal mais diversificada.

Os cientistas acreditam que o ômega-3 funciona como um precursor da produção de N-carbamilglutamato (NCG), uma enzima que aumenta a síntese proteica e permite a proliferação de bactérias intestinais amigáveis.

Como explicado pela Dra. Cristina Menni, uma dos autoras do estudo, "este composto demonstrou reduzir o estresse oxidativo no intestino em animais. Acreditamos que alguns dos bons efeitos do ômega-3 no intestino podem ser devidos ao fato de que o ômega-3 induz as bactérias a produzirem essa substância".

A Dra. Menni e seus colegas pesquisadores, no entanto, concluíram que ainda precisam estudar mais detalhadamente os mecanismos exatos envolvidos nesse processo. Eles também enfatizaram a importância de comer ômega-3 em conjunto com outros nutrientes saudáveis, como probióticos e fibras alimentares.

Coma mais ômega-3

Este estudo realmente mostra o fato de que você precisa aumentar sua ingestão deste nutriente crucial. Nenhum outro ácido graxo foi estudado de forma mais ampla do que o ômega-3. Os seus benefícios médicos se estendem muito além de apenas melhorar o seu perfil digestivo. Estão listados abaixo mais alguns benefícios para tomar nota:

- Combate a depressão - A depressão é uma doença insidiosa. Apesar de milhões de americanos que sofrem da condição, muitas pessoas ainda não entendem o quão debilitante a doença mental pode ser. Aqueles que estão deprimidos muitas vezes se queixam de estar em uma guerra interna com o próprio eu. O ômega-3 mostrou combater facilmente os sintomas de depressão e ansiedade, reduzindo a gravidade dos sintomas após alguns meses de ingestão regular. Profissionais em saúde mental acreditam que, ao melhorar a conexão intestino-cerebral, o ômega-3 ajuda os pacientes deprimidos a reeditar seu cérebro. Um estudo sugeriu até mesmo que os ácidos graxos ômega-3 são tão eficazes como um fármaco antidepressivo comum, o Prozac, sem efeitos colaterais.

- Melhora a saúde dos olhos - Um dos principais componentes do ômega-3, DHA, protege a retina do olho. Várias avaliações médicas observaram que o ômega-3 reduz o risco de desenvolver degeneração macular, que é uma das principais causas da cegueira.

- Ajuda os bebês - Recomenda-se que as mulheres grávidas tomem mais ômega-3, pois o ácido graxo está associado ao desenvolvimento fetal melhorado. Os cientistas viram que o ômega-3 pode implicar em fetos com maior inteligência e melhores habilidades de comunicação e social. As crianças também têm um risco diminuído de várias condições neurocognitivas como autismo e paralisia cerebral.

- Previne doenças cardiovasculares - O ômega-3 auxilia uma função cardíaca saudável. Os dados indicam que o ácido graxo é altamente eficiente para reduzir os níveis de colesterol LDL enquanto aumenta os níveis de HDL.

Estes são apenas uma amostra dos benefícios para a saúde que o ômega-3 pode ter.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Ômega 3: Sua Super Arma contra o Estresse e a Ansiedade







9 Soluções Naturais para a Depressão






Fontes:
Natural News: New research confirms that omega-3s improve gut health, helping prevent obesity, inflammation, and autoimmune disorders
- Daily Mail: Eat SALMON for good gut health: Omega-3 boosts the diversity of the microbiome to ward off diabetes, obesity and Crohn's disease
Diabetes: Omega-3 fatty acids could help prevent obesity and type 2 diabetes
The Journal of Nutrition: Oral N-Carbamylglutamate Supplementation Increases Protein Synthesis in Skeletal Muscle of Piglets1
Health Line: 17 Science-Based Benefits of Omega-3 Fatty Acids

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...