domingo

[Estudo] Consumir uma Dieta Rica em Tomate Pode Ajudar a Prevenir o Câncer de Pele


Um novo estudo convincente implica o uso de alimentos como remédio. Pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio disseram que o consumo diário de tomate pode reduzir o risco de desenvolver câncer de pele pela metade, mas somente se você for um homem. Nas mulheres, notou-se, não mostrar diferença estatisticamente significativa entre o consumo de tomate e o risco de câncer de pele.


"O estudo nos mostrou que precisamos considerar o sexo ao explorar diferentes estratégias preventivas [para o câncer]", disse a autora sênior, Tatiana Oberyszyn, ao site Science Daily. “O que funciona nos homens nem sempre funciona igualmente bem nas mulheres e vice-versa.

A equipe usou modelos animais para determinar a eficácia do superalimento como uma medida preventiva contra certos tipos de câncer. Verificou-se que os ratos que foram alimentados com uma dieta de 10 por cento de tomate em pó ao longo de 35 semanas eram 50 por cento menos propensos a desenvolver tumores de câncer de pele quando expostos à luz ultravioleta. Curiosamente, os cientistas não observaram diferenças em camundongos fêmeas, embora tenham notado que os tumores de câncer de pele em homens tendem a ser maiores e mais agressivos. As conclusões anteriores sobre essa relação destacaram a importância do carotenoide primário presente no tomate, o licopeno, que dá à fruta sua cor característica. Oberyszyn e sua equipe, no entanto, acreditam que pode haver outros fatores em jogo.

Os pesquisadores do estado de Ohio viram que os ratos machos alimentados com tomates vermelhos desidratados mediram a redução mais significativa no crescimento do tumor. Os ratos alimentados com tomates laranja (que têm uma quantidade maior de licopeno biodisponível comparado com seus equivalentes desidratados) exibiram menos crescimento tumoral, mas a uma taxa pouco significativa quando colocados próximos ao grupo controle. A co-autora Jessica Copperstone afirmou que tais descobertas implicam uma área de simbiose entre compostos previamente não pesquisada. Ela concluiu que mais pesquisas precisam ser feitas em outros compostos do tomate a partir do licopeno, e como eles interagem uns com os outros sobre a saúde.

Esses dados, ela disse, podem levar a melhores opções preventivas e de tratamento para o câncer de pele. Ela explica, “métodos alternativos para proteção sistêmica, possivelmente por meio de intervenções nutricionais para modular o risco de doenças relacionadas à pele, poderiam proporcionar um benefício significativo. Os alimentos não são medicamentos, mas podem, possivelmente, ao longo da vida do consumo, alterar o desenvolvimento de certas doenças”.

Por que o mesmo composto que torna o tomate vermelho é bom para combater a inflamação?

Considere a física básica e o magnetismo. A ciência nos diz que forças semelhantes se repelem. Embora suas aplicações sejam mais discutidas em termos de objetos, o mesmo princípio pode ser aplicado também na medicina alternativa. Especialistas em bem-estar (e lentamente, profissionais da área médica) viram que certos itens alimentares podem ser usados ​​para aliviar os sintomas de doenças de natureza semelhante. Usando este estudo como um exemplo, podemos ver que um composto específico que dá aos tomates sua cor rica é eficaz em acalmar sintomas no corpo que normalmente são causados ​​por inflamação.

O câncer de pele, que é causado por uma superexposição à luz ultravioleta, faz com que a camada externa (ou epiderme) se queime. A descamação repetida e excessiva das células da pele pela radiação pode forçar as células a sofrerem mutação e se transformarem em tumores. O licopeno pode reduzir a irritação (e vermelhidão) causada pela exposição, reduzindo consequentemente o risco de câncer.

Em uma atualização sobre os potenciais benefícios para a saúde do licopeno sobre o câncer, especialistas médicos concluíram que a ingestão diária e ampla de licopeno pode reduzir a incidência de várias formas de câncer, particularmente o de próstata, pulmão e estômago. Existem fortes evidências epidemiológicas que comprovam que o licopeno é eficaz na prevenção do câncer.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Estes 8 Potentes Nutrientes Eliminam as Células Cancerosas sem Efeitos Colaterais












Fontes:
Cancer Solutions News: Consuming a diet rich in tomatoes may help prevent skin cancer
Science Daily: Diet rich in tomatoes cuts skin cancer in half in mice
Huffington Post: A Diet Rich In Tomatoes Cut Skin Cancer Rates By Half, But Only In Male Mice
NCBI: An Update on the Health Effects of Tomato Lycopene
Live Strong: How Often Should You Eat Tomatoes?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...