segunda-feira

Use Azeite de Oliva Extravirgem para Diminuir o Risco de Câncer de Mama



O azeite de oliva é a principal fonte de gordura dietética na dieta mediterrânea, que tem sido bem elogiada por seu papel na proteção contra doenças, como as doenças cardiovasculares. Em um estudo da Espanha, descobriu-se que o azeite de oliva extravirgem pode reduzir seu risco de desenvolver câncer de mama em até 66%.



Pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, analisaram os efeitos do azeite de oliva extravirgem nas doenças cardiovasculares e no câncer de mama. Para isso, recrutaram 7.447 participantes.

Em parte do estudo sobre o câncer de mama, os pesquisadores deram a milhares de famílias participantes um litro de azeite de oliva extravirgem a cada semana durante cinco anos para garantir que eles tenham suprimento suficiente de azeite. Em seguida, eles observaram 4.282 mulheres com idade entre 60 e 80 anos naquelas famílias que tinham características semelhantes de saúde e estilo de vida. As mulheres foram divididas em três grupos. Um grupo seguiu uma dieta rica em azeite de oliva extravirgem, outro grupo aderiu a uma dieta rica em frutas secas e nozes, e o terceiro grupo seguiu uma dieta com baixo teor de gordura.

O estudo revelou que as mulheres que consumiram quatro colheres de azeite de oliva extravirgem todos os dias tiveram seu risco de câncer de mama reduzido em 66%. Enquanto isso, os outros grupos não encontraram alterações significativas no risco de câncer de mama. Os resultados deste estudo foram publicados no Journal of the American Medical Association.

Estudos anteriores envolvendo animais sugeriram que o polifenol presente no azeite de oliva extravirgem retarda a progressão das células cancerígenas, reduzindo a oportunidade das células de se espalhar e formar tumores malignos. Outros estudos também mostraram que o azeite de oliva extra virgem inibe a atividade de algumas das proteínas necessárias para a sobrevivência das células cancerígenas. Além disso, o azeite protege o DNA no núcleo da célula. Todos estes efeitos benéficos do azeite de oliva extravirgem contribuem para a sua capacidade de inibir a propagação de tumores cancerígenos.


[Estudo] Substâncias Presentes na Canela Afetam as Células do Câncer de Mama





Razões para adicionar azeite de oliva extravirgem à sua dieta

O azeite é o óleo natural e saudável extraído do fruto da oliveira (Olea europaea). O azeite de oliva extravirgem é considerado mais saudável do que o azeite normal, porque é menos processado. Além disso, o azeite de oliva extra-virgem oferece muitos benefícios para a saúde, tais como:

* Fornece gorduras saudáveis. O azeite de oliva extravirgem é rico em ácido oleico monoinsaturado, um ácido graxo que é conhecido por combater a inflamação. Gorduras monoinsaturadas também são bastante resistentes ao calor elevado, o que torna o azeite de oliva extravirgem uma escolha saudável para cozinhar.
* Oferece antioxidantes. O azeite de oliva extravirgem é rico em vitaminas E e K e também contém poderosos antioxidantes. Esses antioxidantes reduzem a inflamação e diminuem o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas.
* Protege de doenças cardiovasculares. Um dos benefícios mais importantes do azeite de oliva extravirgem para a saúde é a sua capacidade de proteger o coração de doenças. Em uma revisão publicada na revista Pharmacological Research, os pesquisadores espanhóis descobriram que pessoas que consomem azeite regularmente têm menores chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como pressão alta, derrame cerebral e hiperlipidemia. As propriedades anti-inflamatórias do azeite contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares.
* Previne o Alzheimer. O azeite de oliva extravirgem contém um composto fenólico natural chamado oleocanthal. Estudos em animais mostraram que o oleocanthal desempenha um papel na prevenção da acumulação de proteína beta-amiloide no cérebro. A beta-amiloide é considerada um fator chave no desenvolvimento do Alzheimer.

Leia mais:


Apenas uma Colher de Sopa de Azeite de Oliva por dia Pode Fazer Maravilhas Pela sua Saúde






Azeite Extra Virgem, Só que Não!







Fontes:
Natural News: Use extra virgin olive oil regularly to lower your breast cancer risk, study finds
Natural Health 365: Olive oil can dramatically reduce your risk of breast cancer
Health Line: 11 Proven Benefits of Olive Oil
Medical News Today: What are the health benefits of olive oil?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...