segunda-feira

[Estudo] Comer Açúcar Processado Demonstrou Causar Depressão... Mas o Magnésio a Reverte


Os homens têm 23 por cento mais probabilidades de desenvolver depressão ou ansiedade se sua dieta for constituída por muitos alimentos com alto teor de açúcar, como refrigerantes e sobremesas. Os pesquisadores do University College London estão afirmando de forma conclusiva que a dieta afeta a saúde mental e que o alimento com alto teor de açúcar pode contribuir para um risco aumentado de transtorno de humor. A conexão entre os dois sempre foi clara; os cientistas se perguntaram se a dieta influenciava a cognição ou se a desordem mental perturbava os hábitos alimentares.

Este novo estudo, publicado em Scientific Reports, conclui que a doença mental - particularmente os transtornos de humor - pode ser diretamente causada pela dieta. Surpreendentemente, apenas os homens observaram mostrar essa relação. As mulheres, observaram os pesquisadores, não apresentaram conexão entre a saúde mental e a ingestão de alto teor de açúcar.


Os riscos para a saúde envolvidos em uma dieta com alto teor de açúcar já foram amplamente estudados. O consumo excessivo de açúcar está ligado a uma variedade de condições de saúde como diabetes, demência e obesidade. No entanto, os pesquisadores queriam determinar empiricamente se a ingestão de açúcar pode levar à depressão. Para responder a essa suposição, Anika Knüppel, do Institute of Epidemiology and Health da UCL, estudou dados de 8 mil adultos britânicos que preencheram um questionário sobre seus hábitos alimentares e estilo de vida desde a década de 1980. Isso incluiu perguntas como: "Com que frequência você come um pedaço de bolo?"

Os participantes também foram convidados a completar uma pesquisa de saúde mental e foram medidos quanto à sua altura e peso. Após o controle de variáveis ​​como o status socioeconômico, os pesquisadores descobriram que os homens cujas dietas consistiam em bebidas gasosas, bolos e chás açucarados tinham um risco aumentado de 23 por cento de experienciarem um episódio de depressão clínica ou ansiedade nos cinco anos seguintes. Este padrão não foi visto entre as mulheres participantes - mas isso pode não ser indicativo de nada significativo. Knüppel observou que entre os participantes reunidos, as mulheres consistiam em uma porcentagem menor do que a dos homens. Esta poderia ser uma razão pela qual nenhuma relação entre a ingestão de açúcar e risco de doença mental entre as mulheres foi visto.

"Tive a sensação de que veríamos a ideia de um tipo de mulher estilo Bridget Jones que come chocolate. Mas as pessoas subestimam que a ingestão de açúcar pelos homens é super alta", disse ela. No entanto, Knüppel enfatizou que as mulheres só corresponderam a um terço do tamanho da amostra do estudo.

Os críticos do estudo sugerem que Knüppel calculou seus resultados com base em um sistema inerentemente falho. Os números foram retirados de um questionário auto-ensaiado; algo que é potencialmente embaraçoso para os particpantes da pesquisa. Poderia haver um nível de desonestidade que poderia distorcer os resultados. No entanto, Knüppel respondeu que seria "bastante improvável" que os participantes exagerassem sobre o que comem. Na verdade, seus resultados podem ser distorcidos, mas na direção oposta. O que ela poderia estar vendo pode ser um efeito menor do que a representação verdadeira. Além disso, pelo menos três pesquisas anteriores apoiam suas descobertas.

Leia também: 


10 Problemas de Saúde por Comer Muito Açúcar







Knüppel acredita que o açúcar pode afetar o humor de várias maneiras. Um mecanismo crucial é o desenvolvimento de células neurais. Ela tem a hipótese de que os altos níveis de açúcar reduzem a produção de uma determinada proteína que regula o crescimento neuronal. É pensado que o desenvolvimento de distúrbios do humor, como depressão e ansiedade, esteja envolvido neste processo. Além disso, o consumo excessivo de açúcar aumenta dramaticamente a quantidade de inflamação encontrada no corpo; uma condição, dizem os cientistas, que pode induzir a um episódio de depressão leve.

Tom Sanders, professor emérito de nutrição e dietética no Kings College de Londres, permaneceu cauteloso sobre essas descobertas. Ele diz que, mesmo controlando os hábitos de vida, outros fatores de confusão podem ser vistos na análise deste estudo.

"Do ponto de vista científico, é difícil ver como o açúcar presente nos alimentos seria diferente de outras fontes de carboidratos na saúde mental, pois ambos são divididos em açúcares simples no intestino antes da absorção e o índice glicêmico do açúcar é menor que o amido dos alimentos refinados como pão branco e arroz", disse ele.

Leia também: Trate a Ansiedade Naturalmente

Uma solução simples

A depressão e a ansiedade são condições devastadoras. Para aqueles que sofrem com a doença, a vida diária pode ser extremamente difícil. Na maior parte, os pacientes recebem medicamentos sintéticos nocivos ao lado da terapia comportamental cognitiva. O prognóstico para este tratamento de combinação varia, com algumas pessoas ficando melhores enquanto outras ficam cada vez mais em pior estado. Pode tornar-se uma situação incrivelmente frustrante para os pacientes doentes viverem normalmente.

Felizmente, há uma solução simples à vista. Estudos recentes estão validando a eficácia do magnésio na prevenção e tratamento de formas mais suaves de depressão. Na verdade, um estudo nutricional publicado no PLoS ONE concluiu que tomar 248 miligramas de magnésio por dia levou a uma reversão de vários sintomas de depressão. O magnésio não só foi mais eficaz, mas também foi mais barato a longo prazo.

Apenas recentemente que a mídia tradicional está reconhecendo essas afirmações.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


[Estudo] Pressão Arterial Poder ser Significativamente Reduzida em Apenas um Mês com Magnésio






9 Soluções Naturais para a Depressão







Magnésio: Ajuda no Sono, é Relaxante Muscular e Auxilia o Cérebro






Magnésio para Relaxamento, Insônia e Constipação





















Fontes:
Natural News: Eating processed sugar found to cause depression… but magnesium reverses it
New Scientist: Men’s sweet tooth may increase risk of anxiety and depression
The Guardian: Too much sugar could increase depression risk in men, study suggests

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...