segunda-feira

Saiba como evitar a flacidez


É incrível. O corpo da gente passa por uma infância em crescimento, adolescência em desenvolvimento e, ao chegar na idade adulta, tudo muda. Como dizem, é “ladeira abaixo” para músculos e para a pele. Mas essa flacidez toda pode ser combatida, principalmente com exercícios físicos. Os exercícios físicos melhoram o funcionamento do organismo, ajudam a pessoa a manter um peso ideal, melhoram a auto-estima e ocupam a mente.


Não há uma idade especificamente correta para começar a se pensar em conquistar uma boa forma para a velhice. O ideal é que se comece o quanto antes, até mesmo na adolescência, para acostumar o corpo com atividades de força e resistência física. Agora, em se tratando de uma base científica, comprovadamente o corpo começa a apresentar sinais de envelhecimento já aos 25 anos.

Então, para combater a flacidez dos músculos e não chegar aos 60 anos sem conseguir carregar a compra do supermercado, a melhor opção são os exercícios de força e musculação. Exercícios que envolvem o trabalho contínuo do músculo, aliado ao treino aeróbio para ajudar a manter o peso, são tiro e queda nesse sentido.

Se a pessoa pensa na velhice, ela deve ter uma palavra na cabeça: disciplina. Com isso, ela cria a consciência da importância de malhar e de praticar exercícios físicos. O ideal mesmo é que ela freqüente uma academia, para ter a supervisão de um profissional e acesso a equipamentos de boa qualidade. O músculo enrijecido e trabalhado continuamente e frequentemente não fica flácido. Isso é fato.

Além disso, deve-se lembrar da importância de se fazer caminhada, corrida, bicicleta, natação, futebol, vôlei ou qualquer outra atividade que lhe dê prazer e ajude a trabalhar sua resistência. Também não se pode deixar de falar do alongamento. Ele sim é um grande amigo do nosso futuro. É importante que as pessoas se alonguem todo o dia, trabalhando sempre a capacidade e a elasticidade do corpo e dos músculos.

Resumindo, o maior preventivo para evitar a flacidez dos músculos é manter um peso ideal, fazer exercícios físicos no mínimo por 30 minutos por dia e ao menos quatro vezes, alongar-se sempre que possível, principalmente após grandes períodos de sedentarismo e, por fim, manter uma dieta balanceada, se possível sob a orientação de um endocrinologista ou um nutricionista.

Mas será que os exercícios físicos por si só também combatem a flacidez da nossa pele? A resposta pode ser um grandioso (e inacreditável) sim!

Músculos enrijecidos já garantem uma pele mais firme e, portanto, menos flácida. Na realidade, a pele acompanha o músculo. Ou seja, se o seu músculo está flácido, sua pele vai ficar mais mole e vai ser puxada para baixo, conforme a ação da gravidade.

Para brecar esse efeito, então, uma combinação de levantar a pele (e a auto-estima) de cada um: exercícios físicos, pele nutrida e hidratada, massagem para drenar os líquidos e muita disciplina na hora de passar cremes.

Ter uma pele nutrida e bastante hidratada é realmente muito importante. Isso não vai garantir que a pele não fique flácida, mas vai ajudar a fazer com que a pele fique mais bonita, com as vitaminas que ela precisa e sem o perigo de ficar com estrias.

Hoje em dia já existem ótimas linhas hidratantes inclusive para grávidas. Linhas a base de óleo de amêndoas, óleos essenciais, ureia e ceramidas, normalmente são as mais eficazes. Mas isso só vai mesmo ajudar a pele a ficar mais bonita se houver uma disciplina por parte da mulher. O creme deve ser passado sempre após o banho, ou seja, mesmo que a pessoa tome cinco banhos em um dia, é interessante que ela passe cremes após todos eles.

Sobre a questão da massagem e da drenagem linfática, elas são eficazes para quem tem problemas com inchaço e acúmulo de líquidos. Elas podem ser grandes aliadas no combate a celulite, por exemplo, mas não combatem, sozinhas, a flacidez da pele e nem a dos músculos.

Com a pele do rosto, tudo fica mais complicado. É uma pele mais fina, mais sensível e, portanto, mais sujeita à flacidez e ao aparecimento de rugas. Os cremes só funcionam mesmo se for feito várias vezes e todo o dia. A mulher precisa ter consciência disso. Não basta só fazer um movimento para as maçãs do rosto e, de repente, voltar a fazê-lo só após dois ou três dias. O melhor mesmo é procurar a orientação de um dermatologista de confiança. Cada pele tem uma necessidade e um tempo de envelhecimento específicos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...