terça-feira

A nova doença do estresse: "Fadiga Adrenal"


A correria do dia a dia, as horas no trânsito e os problemas no trabalho são suficientes para interferir na saúde de homens e mulheres de todas as idades. Considerada a síndrome do século XXI, a Fadiga Adrenal é desencadeada pelo estresse, que atualmente é visto como um dos maiores fatores de envelhecimento.

A doença é pouco conhecida, e muitas vezes é confundida com depressão, ansiedade, fibromialgia, anemia, labirintite e outras doenças.

Os principais sintomas da doença são:


- Cansaço

- Resfriado e outras infecções frequentes

- Ansiedade

- Depressão

- Alterações do sono

- Baixo libido e ereções não mantidas

- Baixa concentração e memória

- Apatia

- Compulsão por doces, salgados, cafeinados e frituras

- Medo sem causa aparente

Temos em nosso organismo uma glândula (supra-renal) que nos defende de todos os traumas físicos (incluindo frio, calor e fome). Portanto, na deficiência dos hormônios dessa glândula ficamos susceptíveis as infecções e apresentamos a Fadiga Adrenal. Na prática, essas glândulas produzem a adrenalina e cortisol em resposta ao estresse, aumentando temporariamente a capacidade do organismo para lidar com o que está causando o estresse.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode sofrer com o problema, inclusive as crianças. Portanto é importante manter uma boa alimentação, descansar e ter uma boa noite de sono, evitar situação estressantes por longos períodos. Pratique esportes, invista na meditação, em atividades relaxantes.

Nem todos os casos de Fadiga Adrenal apresentam os mesmos sintomas ou têm as mesmas condições. O diagnóstico é realizado por testes laboratoriais (sangue e urina) e o tratamento feito com aminoácidos, vitaminas, fitoterápicos, as vezes hormônios e mudança de hábitos alimentares e de descanso. Se você sofre com alguns dos sintomas acima procure um medico para diagnosticar a causa do problema e orientar o melhor tipo de tratamento para você.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...