sábado

[Estudo] É o Açúcar, e não o Sal, o Maior Causador de Pressão Alta


Até os cientistas podem enganar-se às vezes. Por mais de um século, eles apontaram seus dedos para o sal como o principal culpado na hipertensão arterial que leva a danos nos rins, derrame e ataque cardíaco. Alguns até descreveram o sal como “o ingrediente mais letal da sua despensa”. E muitos médicos insistem em eliminar o sal inteiramente da dieta para reduzir o número de casos de hipertensão e salvar vidas.

Mas acontece que o sal não é o verdadeiro vilão. De fato, limitar o sal na dieta pode aumentar suas chances de desenvolver um problema cardíaco fatal, especialmente se o sal vier de uma fonte saudável.


Pesquisadores do Instituto do Coração de Saint Luke, em Kansas City, e do Montefiore Medical Center, em Nova York, acreditam que os benefícios de acabar com o sódio são "discutíveis", já que a relação entre o sal e as doenças cardíacas é obscura. Uma meta-análise da Cochrane Collaboration, organização sem fins lucrativos, revelou que quantidades moderadas de sal não podem reduzir o risco de morrer ou desenvolver doenças cardiovasculares.

Leia também: O Açúcar é o Maior Veneno que Damos às Crianças

O verdadeiro culpado, no que diz respeito à hipertensão, é o açúcar, especialmente a frutose ou o açúcar de mesa. Este é o resultado de uma pesquisa convincente publicada na revista OpenHeart do  BMJ. Os pesquisadores descobriram que obter 25% das calorias a partir do açúcar pode triplicar o risco de morrer de doenças cardiovasculares. Aqueles que recebem 10% de suas calorias do açúcar, por outro lado, não têm o problema.

Os autores do estudo também ressaltaram que a maior parte do sal dietético é derivado de alimentos processados, que também são a maior fonte de açúcar adicional. Os pesquisadores citaram estudos populacionais e ensaios clínicos que mostraram que o açúcar afeta a pressão sanguínea. Em particular, os pesquisadores apontam para a frutose, que muitos estudos apontam como a razão para um sistema cardiovascular prejudicado. A equipe de pesquisa explicou que a frutose pode aumentar significativamente a pressão arterial. A ingestão de mais de 74 gramas de frutose por dia leva a uma probabilidade de 77% de obter pressão arterial acima de 160/100 mm Hg.

O açúcar natural em frutas e vegetais não pode causar danos. Isso significa que você pode adicionar quantidades moderadas de adoçantes naturais, como mel, e xarope de bordo em sua comida, se você quiser melhorar o seu sabor, sem correr o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Infelizmente, o consumo de açúcar cresceu aos trancos e barrancos.

Leia também: Como Consumir Menos Açúcar sem Sofrer

Cerca de 30 anos atrás, a pessoa média utilizava apenas alguns quilos de açúcar por ano. Quando os alimentos processados ​​e o xarope de milho com alto teor de frutose presente em refrigerantes entraram em cena, o consumo médio de açúcar chegou a impressionantes 34 a 68 quilos por ano. Isso equivale a cerca de 24 a 47 colheres de chá de açúcar por dia ou cerca de 83 gramas de frutose. Hoje, cerca de 13% dos americanos obtêm pelo menos 25% de suas calorias totais de açúcares adicionados.

Aqui estão alternativas mais saudáveis ​​e seguras ao açúcar processado:

* Açúcar de coco - O açúcar de coco é rico em antioxidantes e outros nutrientes. O coco em si é considerado um alimento milagroso. O açúcar de coco vai bem com chá e café.
* Xarope de bordo - Seu conteúdo de manganês e zinco ajuda a aumentar a produção de energia e impulsionar o sistema imunológico. Tente substituir o açúcar processado por xarope de bordo para obter resultados mais saudáveis.
* Mel cru - Seus ingredientes naturais combatem as bactérias e fortalecem o sistema imunológico. O mel cru é rico em antioxidantes. Ele estabiliza a pressão arterial e ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Tente adicionar um pouco de mel ao chá para ajudar a tratar uma dor de garganta ou sobre a farinha de aveia para um café da manhã saudável.

Você não pode eliminar totalmente o açúcar de suas refeições. O alimento vai ter gosto agradável se você o colocar. Mas você pode ter alternativas mais seguras que farão com que você aproveite as refeições sem arruinar sua saúde.

Traduzido por Jahaísa

Leia mais:


Conheça as doenças causadas pelo excesso de açúcar







76 Maneiras do Açúcar Acabar com sua Saúde







10 Problemas de Saúde por Comer Muito Açúcar







Fontes:
- Natural News: High blood pressure is caused more by sugar consumption than salt intake
- GreenMedInfo: Sugar - Not Salt - Bigger Threat To Blood Pressure
Spoon University: 7 Healthier Alternatives to Processed Sugar
Blood Pressure UK: Salt's effects on your body

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...