quarta-feira

Chá Verde Melhora a Saúde Intestinal e Combate a Obesidade - Estudo


Quer emagrecer? Beba muito chá verde. Um estudo recente em animais mostrou que a bebida pode melhorar a composição das bactérias intestinais em ratos, o que ajuda a prevenir a obesidade e problemas de saúde relacionados.

A obesidade é uma preocupação premente de saúde nos Estados Unidos e em todo o mundo. Pessoas obesas são mais propensas a desenvolver diabetes, síndrome metabólica e outros problemas de saúde do que pessoas saudáveis.

As pessoas constantemente ganham peso devido a uma variedade de razões, tornando a obesidade difícil de parar. Um método simples que reduz o risco e os efeitos negativos da obesidade pode ajudar a mudar o rumo dos acontecimentos.


Em um estudo recente apoiado pela Ohio State University (OSU), os pesquisadores analisaram a interação entre os compostos ativos presentes no chá verde e as bactérias que vivem no intestino. Eles queriam ver se o chá poderia afetar a obesidade e outros problemas relacionados, alterando o microbioma intestinal.

A literatura científica existente sugere que o chá verde pode controlar a inflamação e prevenir a obesidade. No entanto, os resultados variam de experimento para experimento.

"Alguns parecem apoiar o chá verde para perda de peso, mas muitas outras pesquisas mostraram nenhum efeito, provavelmente devido à complexidade da dieta em relação a uma série de fatores de estilo de vida", explicou o pesquisador da OSU, Dr. Richard Bruno, que queria sólida prova.

Extrato de chá verde ajuda a reduzir os efeitos da obesidade em ratos

A equipe de Bruno usou ratos para o estudo. Eles deram uma dieta padrão para metade dos ratos machos e alimentaram com alimentos gordurosos a outra metade para induzir a obesidade.

Eles adicionaram extrato de chá verde ao alimento de metade dos ratos de cada grupo. O período de alimentação durou oito semanas.

Depois, os pesquisadores mediram vários fatores. Eles avaliaram a permeabilidade do intestino e inflamação no tecido intestinal e tecido adiposo. Eles também analisaram a composição do microbioma intestinal e mediram as concentrações de endotoxina na corrente sanguínea.

O intestino permeável refere-se à permeabilidade do revestimento intestinal. Estudos sugerem que isso contribui para a inflamação e outros problemas de saúde intestinal.

Endotoxinas são subprodutos de bactérias intestinais. Quando entram na corrente sanguínea e se movem pelo corpo, elas dão origem a inflamação e resistência à insulina.

Os pesquisadores relataram que o extrato de chá verde ajudou a reduzir os efeitos da obesidade em camundongos. Os animais que consumiram o suplemento juntamente com alimentos gordurosos tiveram 20% menos peso que os ratos não suplementados.

Os camundongos alimentados com extrato de chá verde também apresentaram diminuição da resistência à insulina. Um dos principais contribuintes para a diabetes, a resistência à insulina impede que o corpo responda adequadamente ao hormônio. Isso resulta em níveis elevados de açúcar no sangue.

Beba cerca de 10 xícaras de chá verde por dia para perder peso

Os ratos que receberam  extratos de chá verde e uma dieta rica em gordura também se mostraram menos vulneráveis ​​ao intestino permeável. Os animais suplementados apresentaram menores níveis de inflamação e reduziram as concentrações de endotoxina na corrente sanguínea. Seu microbioma intestinal também mostrou um equilíbrio mais saudável entre bactérias boas e ruins.

O chá verde melhorou a saúde dos ratos que tomaram o extrato ao lado de uma dieta padrão. Em comparação com os resultados dos animais que consumiram alimentos gordurosos, os benefícios para os ratos saudáveis ​​foram menores, mas ainda substanciais.

Durante o experimento, os ratos consumiram quantidades equivalentes a 10 xícaras de chá verde para os seres humanos. Beber tanto chá verde pode parecer assustador para muitas pessoas, mas muitas culturas que bebem chá consomem essa quantia a cada dia.

"Dois terços dos adultos americanos estão com sobrepeso ou obesidade, e sabemos que apenas dizer às pessoas para comer menos e se exercitar mais não está funcionando", disse Bruno.

"É importante estabelecer abordagens complementares de promoção da saúde que possam prevenir a obesidade e problemas relacionados", acrescentou.

Leia mais:


9 Suplementos Naturais Populares para a Perda do Peso para as Mulheres






4 Antioxidantes que sua Pele Precisa Desesperadamente





Fontes:
Medical News Today: Could green tea help fight obesity?
The Journal of Nutritional Biochemistry: Green tea extract prevents obesity in male mice by alleviating gut dysbiosis in association with improved intestinal barrier function that limits endotoxin translocation and adipose inflammation

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...