O óleo de canola é comercializado como uma alternativa saudável ao azeite. Isto é um enorme engano. (Talvez ele deveria ser chamado de "Conola?") A única coisa que o azeite e o óleo de canola têm em comum, é que eles são ambos óleos monoinsaturados.
Vamos começar com o melhor em óleo, o azeite. O azeite vem das azeitonas. O processamento do azeite é feito assim:
As azeitonas são colhidas, em seguida, prensadas e engarrafadas.
O óleo de canola? Uma história muito diferente. Para começar, canola não existe. O óleo de canola é um óleo derivado da planta de colza, um membro da família da mostarda. A colza é geneticamente modificada, originalmente por criadores de plantas canadenses. Daí o nome, Canola. (Can-Canada, ola-oil). Comercializar um óleo chamado colza, poderia ter sido arriscado.
A invenção de um nome agradável, é apenas o início do processo complicado de fabricação do óleo de canola. Primeiro, a planta de colza geneticamente modificada passa por um procedimento de uma combinação de prensagem mecânica a alta temperatura e extração por solventes químicos. Esse solvente é usualmente hexano. Os vestígios deste solvente permanecem frequentemente, mesmo após um refinamento extensivo. Após a extração e refinação, o óleo é branqueado, desodorizado e desgomado a temperaturas muito elevadas. O processamento de óleos em temperaturas tão elevadas pode alterar o teor de ômega-3 presente no óleo, o que pode mudar os níveis de gordura trans.
Embora o óleo de Canola seja altamente processado, a disponibilidade desta planta projetada é abundante. Assim, ele pode ser produzido em massa a um custo muito inferior ao de azeite. Eu não tenho qualquer objeção em relação a isso, já que as pessoas escolhem quais óleos consumir. Pessoalmente, eu sempre escolho a qualidade sobre a quantidade. O que me irrita consideravelmente, é que o óleo de canola é comercializado como um gêmeo igual ao azeite. Acredito que o público está sendo enganado para acreditarem que o óleo de canola é tão bom quanto o azeite. Isso simplesmente não é assim.
Os inúmeros benefícios para a saúde do azeite são documentados em centenas de estudos científicos.
O azeite já existe há séculos. O óleo de canola só por anos. Pessoalmente, eu não quero fazer parte do experimento com o óleo de canola.
Mesmo minhas lojas de alimentos saudáveis favoritas estão cheias de produtos feitos em grande parte com óleo de canola... produtos que anteriormente eram feitos com azeite de oliva. Torna-se difícil encontrar um bom molho de salada feito com azeite de oliva extra-virgem, prensado a frio. Irritantemente... muitos rótulos dizem: "Pode conter azeite ou óleo de canola." Não temos o direito de saber qual?
Até mesmo a FDA deve ter uma pista de que algo está errado com o óleo de canola, pois ele é proibido para uso em fórmula infantil.
Traduzido por Jahaísa
Leia mais:
Óleo de Canola: Um Químico Cancerígeno que NÃO DEVE Estar em sua Comida
- Natural News: Why Olive Oil is Superior to Canola Oil
- Science Daily: Olive Oil
Nenhum comentário:
Postar um comentário